sábado, 21 de janeiro de 2012

'Menor do Brasil', Román se inspira em Gamarra para brilhar no Palmeiras

Se os clubes no Brasil buscam cada vez mais zagueiros altos e fortes, o paraguaio Adalberto Román chegou ao Palmeiras para tentar mudar isso e mostrar que tamanho não é documento.
Com apenas 1,77m de altura, ele é o menor zagueiro entre os clubes da Série A do país. Nada que intimide o novo reforço do Verdão que, além de não se considerar baixo, acredita que pode fazer sucesso no Alviverde.

– Consegui virar profissional com essa estatura, jogando em clubes importantes. Isso não me dá medo. Sou igual ao resto e, apesar da minha estatura mediana vou muito bem defendendo. Não me considero baixo. Sempre há diferença entre os atletas – disse, ao BLOG
O clube tentou “aumentar” o tamanho de Román. No site oficial, sua ficha mostra 1,80m de altura. Porém, o próprio jogador afirmou que tem três centímetros a menos.
Román promete garra no Palmeiras
E para quem acha que o baixinho zagueiro teme enfrentar atacantes altos como Luis Fabiano e Adriano, ele faz questão de acabar com isso.
– Isso será no campo, não posso dizer se vou ganhar deles ou não. Primeiro tenho de viver para depois dizer o que eu fiz ou não. Mas se cheguei até aqui na carreira é porque tenho minhas qualidades – explicou.
O discurso sério do paraguaio, porém, fica apenas para dentro de campo. Na coletiva em sua apresentação, já esbanjou simpatia e personalidade nas respostas, inclusive brincando com o idioma, sua principal dificuldade no país até o momento. Entre os companheiros também tem se tornado querido e é alvo de brincadeiras no elenco.
Román fez poucos treinos com bola e deverá ficar no banco no jogo de amanhã, contra o Bragantino. Porém, a partir da próxima semana, promete lutar por uma vaga no time. Para isso, se inspira em um ídolo com as mesmas características, que fez muito sucesso no Brasil e conquistou os torcedores: Gamarra.
– Se eu fizer um pouquinho do que ele conseguiu já seria um grande orgulho. O que ele conquistou no Palmeiras e em toda a trajetória dele, seria grandioso chegar a um pouco disso. É um ídolo para mim. Vou seguir o exemplo dele aqui – afirmou.
Gamarra e Román são do mesmo país, têm em comum a baixa estatura e a tranquilidade fora do campo. Dentro dele o reforço do Verdão ainda é desconhecido da torcida. Ele garante que o fracasso no River está superado. Resta saber se conseguirá repetir o que fez o ídolo.
ALVO DE PIADAS
Román posou para as fotos na sala de ginástica da Academia de Futebol. Atencioso, ele recebeu a reportagem com bom humor. Enquanto era fotografado, o zagueiro ouviu brincadeiras dos companheiros Maurício Ramos, Wellington e Daniel Carvalho, que estavam nas bicicletas ergométricas. "Ah, você tá de brincadeira com essa cara né?", brincou Daniel, sobre uma das poses do zagueiro. "Você está parecendo o Minotauro (lutador de MMA) assim", disse o meia. Mesmo entendendo pouco a língua, ele riu com as brincadeiras.

BATE-BOLA
ADALBERTO ROMÁN
Novo zagueiro do Palmeiras
Como estão sendo os primeiros dias aqui no clube e no Brasil? Muito bem, ainda mais no Palmeiras. Os companheiros me receberam bem, todos são legais. Os dirigentes e a comissão também. O idioma está me complicando um pouco, mas vou aprendendo.
O que tem feito em São Paulo?
Não estou fazendo quase nada, só estou ficando mais no hotel mesmo. Com essa chuva não dá para fazer muita coisa também (risos). Estou procurando apartamento para minha família vir, fica mais fácil eles chegarem com tudo certo.
O que achou da cidade?
Já tinha vindo para fazer amistoso com as seleções de base, mas agora estou morando, né? É muito parecida com Buenos Aires, uma cidade grande, com bastante tráfego.
Tem sido reconhecido pelos torcedores do Palmeiras nas ruas?
Sim, no hotel há muitos palmeirenses, vários me reconhecem e me dão apoio. Está sendo ótimo para eu trabalhar e ir bem pelo Palmeiras. Fui no jogo contra o Ajax, é uma torcida muito boa. Vendo de fora motiva ainda mais para entrar em campo.
O que significa essa chance após os problemas que teve no River?
Para mim é muito bom poder ter confiança de novo, ainda mais saindo da situação complicada que eu tive. Aos poucos vou revertendo essas coisas que passaram. Vou conseguir isso nos treinos e nos jogos.
Já jogou com algum zagueiro menor que você na equipe?
Sim, acho que houve, mas não posso dizer quem porque não me recordo. Dizem que sempre com a estatura pequena não pode estar na defesa, mas minha estatura é mediana, não sou baixo. Por algo estou jogando nessa posição. Se estou aqui é porque tenho qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário